Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

CRÔNICA DA SEMANA - POR GIBA RIBEIRO

O MAIOR DE TODOS

No último sábado o mundo do MMA teve a certeza de estar presenciando um momento histórico. Não restaram dúvidas que dentre as centenas de lutadores que fazem parte da maior organização de lutas do mundo, Anderson Silva é o melhor de todos. 


Com 37 anos e somando agora em seu cartel 33 vitórias, a pergunta que fica no ar é: onde vai chegar Anderson Silva?

São 17 vitórias seguidas e 10 defesas de título consecutivas.
"Para dar mais graça" as lutas, a organização do UFC busca inovar, colocando o campeão para enfrentar lutadores consagrados (caso do ultimo final de semana) em categorias acima de seu peso habitual.
Quando uma luta assim é anunciada, a cabeça do fã brevemente pensa: Dessa vez ele terá trabalho!
Porém eu gosto de pensar naquilo que passa pela mente do adversário quando recebe a ligação de Dana White dizendo: "Hey dude! You got the biggest fight of your life!" Você vai enfrentar Anderson Silva.
O ângulo de visão que eu tenho do primeiro pensamento de qualquer lutador seria: Como será que eu vou perder essa luta?

A resposta para tudo vem quando a voz de Bruce Buffer anuncia os lutadores e o juiz autoriza o inicio do combate. Enquanto o adversário busca manter a estratégia que treinou durante semanas para se consagrar e derrotar o melhor lutador do mundo, Anderson Silva esquiva, ginga, se recolhe na grade da jaula e apara socos com o rosto. Em um determinado momento, percebe-se que ele literalmente não quer mais dar chance para seu adversário e parte pra um movimento de queda, que vem seguido de socos e na sequência uma joelhada fulminante, aí é só questão de tempo para a luta ser interrompida, e mais uma vez como o torcedor já está acostumado, ele se sagra vitorioso. 

A maneira encantadora, com movimentos plásticos e de alguma forma, sem perder a técnica e a concentração, são que fazem de Anderson Silva o maior lutador a história do MMA, e o privilégio de acompanhar a carreira e evolução desse atleta é o que confortam os fãs mais antigos que não tiveram a oportunidade de ver o auge de Muhammad Ali ou Mike Tyson.

Agora nos deparamos com um momento maior ou tão grande quanto, afinal, Silva é sem dúvida uma das pérolas que nascem a cada 50 ou 100 anos e tornam o esporte uma prática mágica.   

2 comentários:

  1. Ainda tive a oportunidade de ver o sanguinário Mike Tyson em algumas lutas finais dele na carreira. A verdade é.. os tempos vão se passando e atletas e o esporte vão crescendo cada vez mais, deixando quem se destaca pelas formas de vencer sejam elas diferenciadas por técnicas (Mike Tyson - força técnica e agilidade) ou (Anderson Silva - Psicológico técnica e força). Mas agora voltando ao assunto principal, Dana White garantiu, que Spider aceitaria a luta contra John Jones.. e agora ?

    ResponderExcluir