Páginas

terça-feira, 12 de março de 2013

FIGHT AGAINST DRUGS MOVIMENTA SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

Foto: Giba Ribeiro / Cúpula do Esporte. Cristian Garcia / City Fight.

Na manhã de hoje uma ação social movimentou a cidade de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Atletas de MMA ministraram aulas de luta em uma casa de reabilitação da região. Também foram distribuídos brindes e equipamentos aos internos. O projeto visa incentivar o esporte e principalmente ajudar jovens na luta contra as drogas.

Wagner Galeto, atleta que participou do reality show TUF Brasil e também já lutou pelo UFC, maior organização de MMA do mundo, faz a frente do projeto Fight Against Drugs (FAD) que funciona nas dependências do Centro Terapêutico Amivi. O FAD foi criado há 6 meses e desde então vem apoiando jovens que demonstram interesse e força de vontade em abandonar o mundo das drogas.

O lutador conta com o apoio dos administradores, Jeferson Westphal e Alex Sanches, que cuidam de cerca de 32 internos atualmente na Casa Amigos da Vida (AMIVI). Desses, 15 são praticantes assíduos das artes marciais desde que começaram os treinamentos. A idade entre eles varia de 20 à 50 anos, uma vez que pela lei, a casa não interna menores de 18 anos.

A manutenção do local é feita por meio de doações. Questões de higiene, limpeza e comida são cuidadas pelos próprios internos, por meio de escalas que ajudam a organizar a convivência e cuidar do bem-estar de todos.

Galeto declara que a intenção é formar atletas, mas, além disso, a busca pelo crescimento pessoal e vencer o vicio é prioridade. “Incentiva-los é importante, às vezes esses alunos se sentem inseguros e tem certo medo da luta, mas com apoio dos amigos e professores o receio acaba ficando de lado” complementa.


Os treinos acontecem 2 vezes por semana e uma hora por dia, os alunos acompanham com atenção cada instrução passada pelos mestres e sempre apoiam um ao outro, demonstrando que a vida social já está sendo reconstruída ali mesmo dentro do tatame.


Sem auxilio financeiro de instituições privadas ou do governo, Wagner Galeto busca apoio dos amigos. Além do irmão William Galetinho, alguns atletas foram convidados e o também ex-TUF e atual UFC, Vinicius Vina, foi uma das caras conhecidas que apareceu por lá. Outro atleta foi Goiti Yamauchi, lutador que também tem um contrato internacional assinado, acompanhado do primo Shyudi Yamauchi.

Galeto promete não medir esforços para alimentar o sonho desses “guerreiros”, como ele mesmo se refere. O próximo passo é buscar auxilio de outros caras que também tenham um exemplo de vida que possa ajudar esses mais de 30 jovens da Amivi. “Vamos buscar o Wanderlei (Silva), Shogun e outros atletas que além de representarem nosso estado, também representam a luta do dia-a-dia em suas vidas, para servir de exemplo a esses caras que aqui estão buscando um futuro melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário