Páginas

quinta-feira, 4 de abril de 2013

RAIO-X UEFA CHAMPIONS LEAGUE - POR EVERTON A. RODRIGUES

Terminaram os chamados jogos de ida da fase quartas de final da UCL, sem surpresas está desenhada uma semifinal com apenas clubes espanhóis e alemães.

Foto: UEFA.com
 
PSG 2 x 2 Barcelona

Depois de 18 anos a cidade de Paris voltou a viver um clima de Quartas de Final de Liga dos Campeoes da Europa. O placar de 2 a 2 não era o planejado, mas foi muito comemorado por torcida e jogadores.

O Paris Saint Germaint entrou em campo com uma formação ofensiva. Na intenção de dar mais qualidade ao time Carlo Ancelotti abriu mão de um dos volantes e improvisou Beckham na posição, a ideia era dar o recado de que com a bola no pé o PSG poderia ser tão criativo e perigoso quanto os catalães. Mas a bola rolou e na pratica o que se viu foi mais do mesmo, quando o jogo é do Barcelona quem tem a bola são eles. 

É bem verdade que não foram muitas as investidas dos espanhóis, mas o bastante para dominar o jogo e fazer dois preciosos gols fora de casa. Ao PSG restou comemorar o empate e se apegar a velha máxima do futebol em que tudo pode acontecer, no entanto é muito pouco provável que o imponderável aconteça, o Barça é mais time e está com um pé nas semifinais. 

Bayern de Munique 2 x 0 Juventus 

Jogando em casa o Bayern, dono do melhor ataque da competição, derrubou a invicta Juventus por 2 a 0.

O Bayern foi mais time durante todo o jogo e mostrou que tem uma equipe muito organizada tacticamente, aplicada, mas acima de tudo com uma capacidade de decisão para poucos. O poder de fogo dos Bávaros é o Plus da equipe no campeonato e credencia o time alemão a passar de fase. A boa equipe da Juventus pode até reverter o resultado, no entanto com um regulamento que premia o gol marcado fora de casa é difícil imaginar que o melhor ataque da competição, e um dos melhores da Europa e do Mundo passe em branco. Pelo que se viu na partida o Bayern consegue agrupar a frieza necessária para os momentos de inferioridade na partida, o volume de jogo coletivo para pressionar o adversário e ter a sorte de contar com vários jogadores de qualidade individual elevada. A base que levou os alemães a 2 finais em 3 temporadas tem tudo para classificar a equipe a terceira semifinal em 4 edições da liga, o título ta mais que maduro. 

Foto: UEFA.com
Real Madrid 3 x 0 Galatassaray 

No Santiago Bernabeu o time merengue praticamente se garantiu na próxima fase da UCL ao bater o Galatassaray por 3 a 0.

Os Turcos entraram na partida com uma postura bem diferente do que se imaginava. Um time jogando pra frente com a clara intenção de encarar o Real Madrid dentro dos seus domínios. Difícil dizer que seria uma estratégia errada, já que o gol fora decide a classificação em muitos confrontos, e afinal é esse tipo de postura que se espera dos clubes, que busquem o gol. Porém, quando se monta um esquema de jogo é preciso levar em conta os pontos fortes do adversário. Buscar o gol fora é ótimo, mas não precisa de táctica suicida! É bem verdade que poderia dar certo, e provavelmente estaríamos louvando a corajosa decisão do técnico do Galatassaray. Mas o cenário do jogo mostrou que o risco foi muito mal calculado, uma retranca apostando em contra-ataques e bolas paradas poderia de forma mais eficaz trazer o gol que levaria a decisão para a Turquia, mas ao escolher encarar o Real Madrid os turcos assinaram o atestado de óbito da competição. Na partida de volta não existe outra opção, vai ter que se lançar e entregar o contra-ataque ao Madrid, Cristiano Ronaldo agradece. 

Málaga 0 x 0 Borussia Dortmund 

No estádio La Rosaleda, o empate de 0 a 0 não refletiu o que foi o jogo, mas certamente coloca o Dortmund um passou a frente do rival. 

Mesmo com o placar fechado tivemos a melhor partida das Quartas, jogo com varias chances de gol para os dois lados, um Málaga aplicado, se lançando ao ataque com todas as forças e o Borussia Dortmund mostrando porque é o único time invicto da competição. Os alemães contam com uma defesa muito sólida e um ataque que cria inúmeras chances de gol em todos os jogos. O gol não saiu para nenhum dos lados, mas mesmo não tendo vencido em casa o time espanhol pode se apegar ao regulamento da competição, já que tem no empate um resultado favorável na Alemanha. Em contrapartida o Borussia vai levar mais uma vez a decisão para casa, e precisara fazer aquilo que fez em todas as partidas da competição que disputou em seus domínios, vencer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário