Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2013

RAIO-X UEFA CHAMPIONS LEAGUE - POR EVERTON A. RODRIGUES


Favoritos, alemães e espanhóis carimbam passaporte para as semifinais. Na próxima Sexta- feira ocorrerá o sorteio que define os confrontos.

Barcelona 1 x 1 PSG

Na Catalunha Barcelona e Paris Saint Germaint não saíram de um empate. Bom para os donos da casa que, com o regulamento na mão, avançam na competição.

No Camp Nou o Paris Saint Germaint encarou o Barcelona de igual pra igual, tendo inclusive as melhores chances do jogo. O time de Carlo Ancelotti esteve perto de fazer história ao abrir o placar com Pastore no inicio da segunda etapa, mas no final deu à lógica e o Barcelona classificou.

De tudo o que foi visto nos dois confrontos pode-se tirar algumas conclusões: A primeira delas é de que está sim nascendo mais um grande na Europa, e o planejamento do PSG parece rumar ao sucesso. Mas, principalmente, o que foi notório é que o Barcelona sofre sim de uma Messi dependência e tem no melhor do mundo o termômetro do time para grandes jogos.

Se numa partida sem expressão é possível se virar sem o argentino, ficou claro que em momentos decisivos Lionel Messi é imprescindível. A simples presença de Messi mudou o jeito de jogar do Barcelona e também do PSG, o melhor do mundo mexeu com o emocional das duas equipes, e com a torcida passando a jogar a favor Messi comandou o Barça ao empate e justificou ter o rotulo de maior do mundo.

Juventus 0 x 2 Bayern

No Juventus Stadium, em Turim, o Bayern não deu chances ao azar e com uma atuação sólida voltou a vencer o adversário por 2 a 0 e segue vivo com o sonho da Tríplice Coroa.

O Bayern de Munique mostrou porque ganhou o titulo da Bundesliga com seis rodadas de antecedência. Um time muito bem postado em campo que sabe acelerar quando precisa e administrar o resultado quando necessário. Os bávaros se aproveitaram de uma Juventus cada minuto mais desesperada pela desvantagem no placar e mesmo esperando no campo defensivo os alemães eram quem mais assustavam nos contra-ataques.

O placar agregado de 4 a 0 para o Bayern não faz da Juventus um time fraco no cenário Europeu, apenas comprova que o Bayern faz parte, hoje, de um seleto primeiro escalão do futebol Europeu ao lado dos dois gigantes espanhóis. O titulo está cada vez mais maduro e este elenco que já viveu por duas vezes o vice-campeonato parece agora mais maduro para a conquista da Liga.

Borussia 3 x 2 Málaga

Em Dortmund, a classificação mais emocionante para as semifinais veio com uma virada improvável nos acréscimos do jogo e com gol brasileiro.

O jogo parecia uma continuação da primeira partida com inúmeras chances de gol para os dois lados, mas desta vez os goleiros não venceram todos os duelos. O placar agregado de 3 a 2 não reflete de maneira alguma o que foram os dois jogos entre as equipes, no entanto se classificou aquela que criou mais oportunidades de gol e que tem o melhor conjunto e os melhores jogadores no momento.

No futebol não existe justiça, a eficiência determina os que triunfam e os que ficam pelo caminho, e o Borussia mesmo quando enxergou a derrota não se rendeu a ela e soube aproveitar a força da torcida e arrancar o resultado positivo. Não foi pela superioridade técnica, mas a competição agradece a classificação do Borussia Dortmund.

Galatassaray 3 x 2 Real Madrid

Na Turquia o jogo até ganhou ares de emoção, mas o Real de CR7 garantiu a vaga mesmo com a derrota por 3 a 2.

Quando, na primeira partida, os turcos se propuseram a enfrentar o Real Madrid de igual pra igual ficou evidente que a táctica era suicida. No duelo da volta não era mais uma questão de opção táctica, o Galatassaray tinha que se lançar ao ataque e arcar com as consequências dos espaços deixados para o Real Madrid e logo no inicio pagou o preço, 1 a o Real. Mas o futebol é o esporte que é pela imprevisibilidade, a velha máxima de que a partida só acaba quando termina é real, e os merengues acharam que estava definido, engano.

Ao olhar para o regulamento da competição e diante do resultado que se apresentava era impossível pensar que os espanhóis pudessem não chegar as semis, mas o Real deu mostra daquilo que não se deve fazer em competições como essas ao ceder uma virada épica dos anfitriões por 3 a 1 e ver o quarto gol anulado por detalhe. Tudo bem, quem tem CR7 tem aquilo que é de segundo melhor no mundo, e o resultado foi só para apimentar o confronto, correndo pequenos riscos o Real Madrid passou e é um dos gigantes que fará parte do sorteio de sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário